sexta-feira, 26 de abril de 2013

Cuidados e a manutenção preventiva.

Cuidados mecânicos com o veículo são fundamentais para evitar problemas, acidentes e imprevistos na estrada. E nesses cuidados, a chamada manutenção preventiva é considerada como a solução para prevenir e evitar problemas ao dirigir. E, na maioria das vezes, é mais barato prevenir do que remediar.

A manutenção preventiva é muito mais barata que a manutenção corretiva. A manutenção preventiva é o fator importante para garantir a segurança do veículo, tanto para poupar vidas como para evitar maiores emissões de poluentes. De acordo com a maioria dos especialistas que trabalha no ramo automotivo, seguir as instruções contidas no manual do proprietário e levar o carro para as revisões de tempos em tempos são preocupações fundamentais para a prevenção de problemas.



Cuidados com o carro para garantir a tranquilidade na hora de viajar. A manutenção preventiva funciona em alguns aspectos fundamentais do veículo, como a troca de peças que já apresentam desgaste, como no caso do ar condicionado automotivo e da direção hidráulica, mas que ainda não interferem negativamente sobre outras peças. Muitas vezes, por não negligenciar a preventiva, o motorista acaba ficando a pé", explicou o auditor. E um motor calibrado acaba economizando combustível.

Os motoristas que possuem veículos com a idade mais avançada precisam ter um cuidado redobrado. Hoje em dia os carros são projetados para ter uma vida útil bem mais curta, de 5 anos. Claro que um carro conservado pode ter uma vida útil mais longa, de 10 anos. Por isso a manutenção preventiva é ainda mais fundamental.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Descarte incorreto de pneus



O descarte incorreto de pneus causa problemas ambientais e uma das formas para minimizar esse problema é a sua reutilização.
 Muitas vezes os pneus são jogados em córregos, lagos ou rios ,o que provoca a diminuição da calha desses locais que conseqüentemente ficam mais passíveis a enchentes e  água das chuvas atraindo insetos transmissores de doença tropicais  com  destaque ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, doença endêmica no Brasil, acumula se também outros animais como os roedores transmitem a leptospirose e
pássaros.

Se o descarte do pneu é feito através da queima a céu aberto dos resíduos pneumáticos contamina o ar com uma fumaça altamente tóxica composta de carbono e dióxido de enxofre, além de poluir o solo por liberar
grande quantidade de óleo que se infiltra e contamina o lençol freático.

Quando abandonados ou dispostos em depósitos irregulares, os pneus servem de local
para procriação de vetores de doenças. É importante orientar que não devem ser enterrados
principalmente com resíduos sólidos urbanos, pois ocupam grande volume dos aterros sanitários e
dificultam a operação.
Se não souber como descartar seu pneu velho deixe ele numa oficina mecânica porque lá eles terão condições de dar a melhor destinação ao pneu


Convergencia


Convergência é a medida de quanto as rodas dianteiras ou traseiras estão voltadas para dentro ou para fora visto a partir da parte superior do veículo.
Se as rodas estão voltadas para dentro a convergência é positiva e quando estão voltadas para fora a convergência.
Os ângulos de direção foram definidos no projeto do veículo para proporcionar uma boa direção, que seja leve nas manobras, fácil de controlar, fácil de manter em linha reta na estrada, e que proporcione um contato uniforme dos pneus com a estrada e desgaste uniforme.

Alterações na suspensão também conhecida como convergência  podem alterar os ângulos e prejudicar o funcionamento direção isso ocorre devido o uso de rodas e pneus diferentes dos originais.
Uma direção que sempre puxa para um dos lado ou que seja difícil de controlar tem problemas de alinhamento de direção que deve ser corrigido em um centro automotivo ou oficina mecânica.