segunda-feira, 10 de junho de 2013

Entenda a importância do balanceamento e rodizio dos pneus



Os pneus estão mais gastos de um lado do que do outro, no caso do seu carro está puxando para um lado e se o volante trepida quando você ultrapassa os 60km/h, está na hora de fazer geometria e balanceamento no seu veículo. Por que isso ocorre, e o que fazer?



Balanceamento:

Necessariamente se baseia em equilibrar o excesso ou má distribuição de massas no conjunto pneu e aro. O contra peso (o chumbo) é usado para compensar a área da roda que apresenta desigualdade de peso.Se o seu veículo apresenta uma vibração na carroçaria a uma velocidade acima dos 60 Km/h pode ter como causa o desbalanceamento das rodas traseiras, se a vibração for sentida no volante de direção hidraulica, teremos um provável desbalanceamento nas rodas dianteiras.
Esse chumbo poderá cair, ou descolar com o tempo, fazendo com que a roda fique desbalanceada,provocando um desgaste precoce do pneu.
O balanceamento pode ser feito tanto com as rodas no carro usando um balanceador local, como com as rodas fora do carro usando um balanceador de coluna.

Geometria:
No caso do seu veículo não estiver com as especificações geométricas da suspensão em conformidade com o fabricante, estará sujeito a sofrer arrasto dos pneus em curva,um desequilíbrio das forças que atuam no veículo quando em sentido de marcha tem um desgaste prematuro e irregular dos componentes da suspensão e pneus. É importante manter-se dentro de uma revisão preventiva que não exceda o limite e tempo de quilometragem,uma adequada distribuição de carga nas rodas além de favorecer um trabalho suave das molas amortecedores e propiciando melhor segurança e dirigibilidade. Assim os aparelhos de medição da geometria podem ser do tipo mecânico ótico, a lazer e computadorizado com relatório impresso. Dessa forma o fator mais importante é ter um profissional treinado para o uso adequado do equipamento, conhecendo-se os ângulos corretos de cada veículo.


Rodizio de Pneus:
É o nome dado a ação de inverter os pneus entre os eixos dianteiro e traseiro. Serve para que os mesmos tenham um desgaste uniforme, aproveitando o máximo deles.
É aconselhável fazer Geometria, Balanceamento e Rodízio a cada 8.000km, podendo-se prorrogar no máximo até 10.000km, em casos normais. Mesmo se o seu veículo aparentemente não necessita de tal manutenção, ela é recomendada e necessária.