quinta-feira, 2 de maio de 2013

Preocupação com o transito trás a faixa para motociclistas



Foi inaugurada hoje na cidade de São Paulo uma medida pouco divulgada  para reduzir os constantes acidentes de trânsito envolvendo motocicletas e  os demais meios de transporte e ainda se encontra  em fase de  teste no centro da cidade.

Trata se uma uma faixa exclusiva para que os motociclistas parem a frente dos carros quando o semáforo estiver fechado e  saíam antes dos carros assim que o semáforo abrir.

Eles ficam todos juntos antes dos carros, em uma espécie de bolsão, o que deve evitar a disputa entre motoristas pouco pacientes. Com isso, eles ficam isolados e saem na frente quando o sinal abre.

Um dos intuitos dessa medida e diminuir até extinguir o trafego pelos corredores, um dos fatores de maior incidência nos acidentes de transito e aliado a medidas clássicas de segurança como  como verificar se os pneus estão calibrados, olhar o óleo e a água e manter em dia a revisão de seu veículo em um centro automotivo, diminuir os perigos para os usuários das vias da cidade.

Apesar da localização privilegiada do bolsão, já que a faixa foi  instalada no Viaduto do Chá,  perto da prefeitura de São Paulo a maioria dos paulistanos não tomaram conhecimento dessa medida e ao se deparar com a faixa sente estranheza .

O espaço fica demarcado no chão com um desenho de um motociclista. O bolsão fica entre a faixa de pedestres e a linha formada pelos carros que esperando o semáforo abrir. A ideia é que os motociclistas não circulem no corredor, evitando acidentes.

Algumas pessoas ainda não entendem a mudança. Motociclistas param antes da faixa e motoristas invadem o espaço. Por enquanto, a medida é apenas um teste, mas para que seus resultados sejam colhidos de forma mais eficiente a divulgação e informação pública devem ser os primeiros passos a serem tomados para que a população não tenha duvidas sobre a destinação dessa nova faixa podendo assim usufruir melhor desse que parece mais um beneficio.