sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Bomba de direção hidráulica - funcionamento

A bomba da direção hidráulica é acionada pelo motor do veículo por meio de polia ecorreia, como seu funcionamento é constante ocorre desperdício de potência querepresenta maior consumo de combustível. O reservatório hidráulico pode ser remoto ou acoplado a bomba, caso ele se encontre afastado da mesma, necessitade mangueira (tubulação) de alimentação. As tubulações que compõe o sistema sãoa de alimentação (quando se trata de reservatório remoto), a de pressão que conduzo fluido pressurizado da bomba para o mecanismo de direção e a de retorno,responsável pela condução do fluído do mecanismo para o reservatório


O acionamento da bomba da direção hidráulica ocorre quando o motor entra em funcionamento, ela contém um conjunto de palhetas retráteis que giram no interior de uma câmara oval. À medida que as palhetas se movimentam, elas aspiram o fluido sob baixa pressão da linha de retorno e o forçam para a saída sob alta pressão, uma válvula de alívio de pressão assegura que a pressão do sistema não se eleve em excesso.

Como o sistema deve fornecer assitência somente quando houver força exercidasobre o volante, ocorre um monitoramento por meio de um dispositivo chamado válvulade rotação, acoplada a uma barra de torção que está conectada ao volante. Ela é aresponsável pela função de resposta das entradas geradas pelo condutor e saída nasrodas, de forma que o esterçamento dependerá do torque aplicado no volante. Quando osistema está em repouso, o fluído passa através de dois orifícios de comunicação com omecanismo de direção aplicando pressão igual aos dois lados de um pistão contido numcilindro ligado a este mecanismo. O giro do volante aciona a válvula de rotação queprovoca a abertura de um orifício e bloqueio do outro, assim a pessão será exercida emapenas um dos lados do pistão, levando o mecanismo de direção a orientar as rodas nadireção desejada. A construção do sistema pode ser do tipo integral (esferasrecirculantes), pinhão e cremalheira e booster (cilindro auxiliar)


Apesar de ser largamente utilizado, este sistema ainda apresenta algumas ineficiências. A vazão fornecida pela bomba está diretamente ligada ao funcionamento do motor, que faz com que a bomba libere mais ou menos fluído conforme a sua rotação, este fluxo torna a direção mais rígida ou mais leve. Quando o motor trabalha em rotações mais elevadas a bomba libera mais fluído do que o necessário para o acionamento do sistema, tendo como conseqüência uma direção mais mole à medida que o veículo ganha velocidade. Alguns veículos contam com a direção hidráulica progressiva, um mecanismo que torna a direção mais rígida proporcionalmente ao aumento da velocidade. Neste sistema eletrônico a centralina recebe a informação da velocidade através de sensores e comanda a abertura ou fechamento da válvula que controla a vazão do fluído pelo sistema, mantendo a direção sempre estável e mais segura. Em caso de avaria do sistema o veículo poderá ser conduzido mecanicamente, porém exigindo maior esforço, pois o mecanismo de direção hidráulico tem menor relação de redução que o mecânico e o fluído do circuito oferece certa resistência à movimentação do volante.