sábado, 29 de dezembro de 2012

O bom funcionamento do motor do veículo depende de prevenção

Nos locais que existe um movimento considerável e que também os veículos estão no acostamento. A cena é sempre igual: o motorista olhando para o motor com um semblante preocupado ou no meio-fio sem saber o que fazer com o pneu furado não há nenhuma oficina mecânica por perto.
Todo motorista sabe que pode passar por essa situação e que ela não é nada agradável, mas quase ninguém se previne para evitar o embaraço. Portar no porta-malas do veículo um kit pode ser útil, mas é preciso saber usar as ferramentas que compõem o jogo de peças. Segundo alguns mecânicos, o fundamental é manter as ferramentas como triângulo de segurança, roda reserva, macaco e chave de rodas no porta-malas do veículo para garantir a segurança em caso de emergência e claro o telefone do centro automotivo de sua confiança..

Outra dica que o profissional dá é deixar uma toalha ou plástico no interior do carro para - caso haja necessidade - poder deitar no chão e olhar por baixo do veículo. Uma lanterna e o telefone do mecânico de confiança também são itens indispensáveis para a hora do sufoco. Não é de certa forma recomendo a um leigo mexer por curiosidade ou desespero na  mecânica do veículo. O estrago pode ficar ainda maior. De que adianta ter alicate, fita isolante, jogo de chave etc, se não souber usar? Os carros, cada vez mais, são máquinas complexas. É preciso ter conhecimento”, informa o profissional. O cuidado e a manutenção preventiva é a palavra de ordem para quem quer evitar surpresas desagradáveis. Todas as peças têm prazo de validade. Os proprietários devem ficar atentos aos limites. Uma dica é observar os líquidos como óleo do motor, líquido de arrefecimento, fluido de freio e fluido de direção.

Cada um possui uma coloração que deve ser observada, afinal ela serve como indicativo. Cor de ferrugem ou de terra é um sinal de que houve descuido. Uma dica muito importante também para evitar problemas é ler o manual do proprietário onde há informações sobre limpeza e cuidados com o veículo até conforto e convivência. Neves reforça a importância de os proprietários conhecerem os símbolos do painel de instrumentos e relembra que manter um kit de ferramentas não faz mal algum, desde que quem vá usá-lo saiba o que está fazendo.